quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Consultório do acupuntor



Esta secção é feita para responder às dúvidas que alguns cibernautas formularam. Aproveitem este espaço e ponham as suas dúvidas... O acupuntor responde:




André Valley perguntou:


"" A declaração de uma doença crónica pressupõe um estado de sinais indicadores que revelam uma descontinuidade da energia necessária ao funcionamento harmonioso dos orgãos?"



O acupuntor responde:


Um estado crónico para a Medicina Tradicional Chinesa é sempre um estado avançado de uma doença (≥3 meses), que passou de um estado meramente funcional (curto prazo), para um estado orgânico(longo prazo).

Ou seja, a descontinuidade da energia provoca com o tempo, estagnações e acumulações de líquidos ou massas que impedem o normal funcionamento dos órgãos vísceras e tecidos.

Uma doença aguda normalmente é acompanhada de uma inflamação, que origina um aumento da temperatura corporal (calor). Esse calor provoca no interior do organismo o efeito panela de pressão, originando a condensação e a acumulação dos líquidos gerados.

Indirectamente os outros órgãos e vísceras que estão a montante e a jusante são afectados pela acção de exacerbamento ou deficiência, provocando os síndromes de vazio que em Medicina Ocidental designamos de crónico.


Rita perguntou:


"De que forma a acupuntura poderá contribuir para recuperação de um traumatismo rádio cubital?"


O acupuntor responde:


Qualquer traumatismo em Medicina Tradicional Chinesa é enquadrado no estado agudo das doenças, sempre que tem na sua origem a implicação de agentes externos (acção de contusão).

Os membros superiores nas suas faces interna e externa são percorridos por um conjunto de meridianos, que do punho ao cotovelo são muito superficiais e que muito facilmente sofrem este tipo de ocorrências, como também por acção do clima e estação do ano. A partir do cotovelo, os meridianos mergulham em profundidade, comunicando-se a partir daí com os órgãos e vísceras.

A contusão vai gerar o barramento e interrupção da energia (edema, hemorragia….etc.) , se a energia vital não for reposta ou derivada para alimentar o órgão ou tecido, vai inevitavelmente prolongar esse estado de deficiência e comprometer a sua recuperação.

O passo imediato é pois a aplicação de agulhas em pontos de acupunctura, locais e à distância previamente planeados, de acordo com a localização, gravidade e extensão da contusão. A finalidade do tratamento visa assim, abrir caminho à livre passagem da energia em qualidade e velocidade, para reposição da energia perdida.






2 comentários:

Anónimo disse...

Uma doença crónica é fácil de tratar pela Medicina Tradicional Chinesa?

Anónimo disse...

Offtopic: O acupuntor português recebe alguma formação em especial??